Uma boa gestão financeira é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. A construção e implementação da régua de cobrança bem estruturada permite estabelecer processos claros e eficazes  na comunicação com os clientes e cobrança/ recuperação de valores. Permitindo a otimização  do fluxo de caixa, fortalecimento da saúde financeira do seu negócio e cultivando melhores e mais duradouras relações com seus clientes.

O que é Régua de Cobrança?

É uma ferramenta de cobrança na qual pode- se trabalhar em cima de um cronograma baseado em tempo de atraso de pagamento, nele estabelecemos as  recomendações de ações a serem tomadas. Podemos dizer que é um conjunto de etapas e estratégias definidas para gerenciar o processo de cobrança de valores devidos por clientes. Dito isso, temos as seguintes etapas:

Quais os benefícios?

Um sistema de cobrança automatizado pode ajudar a empresa na otimização da estruturação do processo de cobrança e possibilitar ao cliente o recebimento de notificações de vencimento, auxiliar na organização e no planejamento. Alguns dos muitos benefícios que a régua de cobrança nos proporciona são:

A execução da régua de cobrança depende muito das estratégias que são utilizadas, ter experiência na área de gestão financeira se torna um aliado importante. A seguir estão alguns passos importantes que podem ajudar nesse processo:

1- Definir o fluxo de cobranças: Faça um cronograma definindo datas e prazos para cada etapa da cobrança, definindo a melhor forma de contato com os clientes inadimplentes.

2- Fluxo de Cobrança no boleto: Sendo um dos meios mais populares no mercado, se torna um importante aliado de cobrança principalmente no caso de pessoas sem acesso à conta bancária.

3- Fluxo de Cobrança no cartão de crédito/débito: Utilizar a ferramenta de cobrança de cartão de crédito ou débito para cobrar contas atrasadas, podendo também configurar para realizar pagamentos automáticos. 

4- Padronize a comunicação: Defina que canais de comunicação serão usados para estabelecer contato com o cliente, seja através de e-mails, carta de cobrança, ligações telefônicas ou mensagens de texto e whatsapp. Tenha em mente um modelo de comunicação amigável para notificar os clientes sobre o pagamento pendente, desta maneira a mensagem sendo transmitida de forma simples, clara e educada se cria o incentivo a realização do pagamento.

5- Promova facilidades para  pagamento: Ofereça descontos progressivos, possibilidade de parcelamento da dívida e prazos razoáveis para que o cliente possa honrar a dívida no período previsto.

Uma régua de cobrança bem estruturada, garante a eficácia na cobrança de clientes inadimplentes, o que é fundamental para a saúde financeira de qualquer negócio. Ela traz uma forma de humanizar a interação com o cliente, onde se cria uma comunicação clara e eficiente respeitando o mesmo e também protegendo a saúde financeira da sua empresa.

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