Dada a importância de oferecer a melhor experiência do cliente, independentemente do segmento, grande parte das empresas aplicam esse conceito apenas em clientes da carteira, esquecendo de aplicar as boas técnicas de relacionamento aos leads. Lembrando sempre de tratar cada nicho da forma adequada, para evitar equívocos nas estratégias de cada segmento.

Deseja entender a relevância da experiencia do cliente B2B e descobrir como aprimorar esse relacionamento?

Siga conosco e confira!

O que é a experiência do cliente B2B e porque ela é tão importante?

Cada etapa, desde o primeiro contato até o pós vendas com o cliente B2B ( Business to Business) deve ser acompanhada de maneira minuciosa, pois qualquer falha nesse processo pode resultar na desistência da compra, dado o perfil extremamente criterioso desse público.

No modelo B2C ( Business to Consumer- Empresa para consumidor) é essencial atender a um cliente individual cada vez mais exigente.

Já no contexto corporativo, o desafio é ainda maior: lidar com um grupo de pessoas exigentes, com perfis variados, que precisam alinhar suas decisões para que a venda seja concretizada. Adicionalmente, costuma existir uma política de compras vigente, estabelecendo diretrizes e normas que direcionam essas pessoas a aderirem às melhores práticas instituídas pela organização.

No segmento B2C, o importante é fornecer uma experiência inestimável para o cliente final. Em contrapartida, em casos de empresas B2B,o comportamento de compra é pautado na razão e na resolução de problemas e o relacionamento é pautado em personalização e atenção, de forma que deverá ter como objetivo final agradar todos os envolvidos no processo de comprar empresariais.

Compreendendo os Distintos Comportamentos dos clientes B2B e B2C:

A fim de nos aprofundarmos no tópico de melhora da experiência B2B, é importante compreendermos as diferenças comportamentais entre os clientes B2C e B2B.

Segmento de mercado/ Grupo de Consumidores:

Quantidade Adquirida:

Etapas de aquisição:

Interação com o cliente:

Estratégias de vendas:

Como aprimorar a experiência do cliente B2B ?

Agora que entende a relevância de oferecer a melhor experiência aos seus clientes B2B, confira algumas dicas valiosas que separamos para que você possa aprimorar esse atendimento e torná-lo único: 

  1. Compreenda as necessidades de seus clientes:
    • Para que se possa entender quem é seu consumidor ideal no ambiente B2B, identifique os segmentos de mercado que você pretende atingir e analise as características, necessidades e desafios em comum nesses grupos. 
  2. De importância ao atendimento pós-venda:
    • É  fundamental conquistar a fidelidade do cliente à sua marca, o relacionamento com o mesmo vai muito além do ato da compra.
    • Alinhe todos os aspectos do planejamento, garanta que sua equipe consiga agregar valor em cada interação. Forneça um atendimento personalizado, utilizando os dados obtidos durante a venda para oferecer soluções que atendam às necessidades do cliente.
  3. Simplifique os processos:
    • Para melhorar a qualidade da experiência do cliente B2B, simplifique os processos e facilite o atendimento, tanto no envio de documentos, quanto na organização de dados e informações.  Tempo é um recurso escasso e valioso nas empresas, faça seu cliente feliz deixando os processos mais simples e velozes no momento da aquisição.
  4. Adote estratégias Multicanal e Omnichannel ( integração de todos os canais de comunicação e vendas ):
    • Para que possa estar onde seu cliente está, é importante que esteja presente e faça uso de diferentes canais de atendimento. E-mail, telefone, Whatsapp e redes sociais e demais métodos. Chamamos de Omnichannel a integração destes canais. A mesma possibilita a conexão e alinhamento de todos os canais, permitindo assim acesso a informações de todos os canais em um só lugar, garantindo então um atendimento contínuo e sem repetições desnecessárias que possam causar frustrações ao cliente.
  5. Outsourcing de Central de Atendimento:
    • Visando a economia de recursos financeiros ao treinar colaboradores  e economia de tempo. A contratação de uma empresa especializada em atendimento ao cliente e vendas é um grande diferencial na construção de um relacionamento com clientes criteriosos como as empresas B2B.

Uma boa forma de aprimorar as operações de atendimento e vendas é contar com uma central de atendimento  experiente, melhorando assim a experiência do cliente B2B e gerando fidelização e a retenção de leads que esses clientes buscam.

Em casos como este, contar com uma equipe especializada como a da Ry Soluções se torna um diferencial significativo.

A RY Soluções tem se consolidado cada vez mais no mercado de customer service B2B, conquistamos a confiança de empresas de nicho variados como engenharia, logística, SAAS (Software as a Service), consultorias e indústrias. Utilizando tecnologia, técnicas de concierge digital e métricas de customer experience, realizamos um trabalho estratégico e customer centric para empresas de negócio B2B tendo um trabalho focado em entregar soluções personalizadas e de alto impacto, tendo como objetivo superar as expectativas e gerar resultados duradouros.

Entre em contato conosco e conheça mais!

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