Realizar a gestão de equipe de vendas é uma tarefa complexa e que exige muito do profissional responsável. Há a necessidade de entender diversas áreas, desde as técnicas de venda até as práticas de coaching, conceitos sobre psicologia, relações humanas e desenvolvimento de pessoas. Um dos maiores desafios para se ter um time engajado e eficiente é a necessidade de aprimoramento da gestão de equipe de vendas, dado que os profissionais desta área não permanecem nela por muito tempo, segundo pesquisas,a média atual é de 1,5 anos.
O que é uma equipe de pré -vendas?
É a equipe (SDR ou BDR) que tem como função encontrar leads qualificados e prepará-los para o processo de vendas, desempenham um papel estratégico de grande valor na aquisição de novos clientes. Atua como ponte entre o marketing e a equipe de vendas, desempenhando atividades como :
- Prospecção ativa
- Contato inicial com os leads
- Qualificação cuidadosa dos potenciais clientes
Interternalizar a equipe de SDR vale a pena?
Partindo do pensamento de trazer uma equipe de SDR para dentro da empresa, pode- se dizer que por um anglo pode oferecer mais controle sobre a qualificação de leads e alinhamento com o time de vendas, porém essa decisão envolve desafios operacionais, demandando investimentos em treinamento, tecnologia e gestão. Dito isso, as principais vantagens e limitações desse modelo são:
Vantagens:
- Controle e Supervisão Direta: ter uma equipe interna proporciona maior controle da empresa sobre o processo de qualificação de leads.
- Integração com a Identidade da Empresa: a equipe interna pode ter uma melhor integração à cultura e valores de sua empresa.
- Domínio de conhecimento maior do Produto/Serviço: por ser interna, a equipe tende a ter um conhecimento mais aprofundado sobre os produtos e serviços oferecidos.
Embora existam essas vantagens, a internalização dos SDRs tambem apresenta desafios e limitações que podem impactar negativamente o desempenho das atividades de pré- vendas, como:
Limitações:
- Custo: Montar e manter uma equipe pode ter um alto custo com o recrutamento, treinamento, salários e benefícios.
- Investimento em Tecnologia: a empresa também precisará investir em tecnologia e ferramentas de prospecção e qualificação, pois o ideal é que os profissionais da equipe tenham ferramentas de qualidade para trabalhar.
- Escalabilidade: com a demanda por leads qualificados aumentando, a empresa pode enfrentar dificuldades em escalar sua equipe interna para atender às necessidades do negócio.
- Tempo para Capacitação e Desenvolvimento: esse processo pode demandar tempo significativamente, prejudicando o desempenho inicial ou o período de aceleração da equipe.
Os Benefícios Estratégicos da Terceirização de SDRs
Tendo ciência das limitações da internalização, a terceirização de SDRs vem como uma alternativa eficiente para as empresas que buscam otimizar suas atividades de pré- vendas. Podemos levar em conta os seguintes pontos:
- Otimizando Custos e Aumentando os Investimentos: através da terceirização, a empresa elimina os custos com recrutamento, treinamento e benefícios, assim como o investimento em tecnologias e ferramentas. A terceirização permite que seja necessário apenas o pagamento pelos serviços contratados, reduzindo os custos fixos e operacionais.
- Acesso a equipe especializada e experiente: empresas de terceirização como a RY Soluções Empresariais, contam com equipes especializadas e experientes. Dito isso, a empresa terá acesso a profissionais capacitados e dedicados, sem a necessidade de investir tempo em treinamentos e desenvolvimento.
- Flexibilidade e Escalabilidade: a tercerização oferece maior flexibilidade, oque permitindo que se ajuste facilmente a quantidade de SDRs necessários de acordo com a demanda, garantindo maior agilidade.
- Acesso a tecnologia avançada: na terceirização, as empresas utilizam tecnologia avançada e ferramentas de automação para otimizar os processos. Permitindo uma abordagem mais eficiente e maior número de leads qualificados.
O SDR Terceirizado é a solução definitiva para que sua empresa consiga vender melhor, se conectar com o cliente e realizar vendas mais inteligentes e estratégicas. Sem ele é difícil focar no lead e saber como investir em um contato, criar um relacionamento com o cliente e engajá-lo no funil de vendas para avançar todas suas etapas até comprar o produto ou serviço da empresa.
Com uma empresa experiente e altamente qualificada como a RY Soluções Empresarias, a terceirização é a opção mais vantajosa e eficiente para alcançar resultados superiores na prospecção e qualificação de leads, impulsionando o crescimento.