A prospecção se faz necessária e essencial em todo e qualquer negócio que deseja crescer e manter um fluxo constante de clientes. Sem ela a empresa dependeria apenas de indicações ou do acaso para conseguir vendas, o que pode ser arriscado.
O que é prospecção?
A Prospecção consiste no processo de identificar, atrair e entrar em contato com clientes em potencial, cujo nível de eficiência está diretamente ligado ao fechamento do negócio. É a etapa inicial do ciclo de vendas e engloba:
°Prospecção Ativa:
Anteriormente baseava-se no processo de ir de porta a porta, ligações telefônicas, publicidade em TV, rádio,entre outros. Com o avanço da tecnologia atualmente esse processo consiste em entrar em contato através de leads, utilizando meios como redes sociais e emails. Sendo então uma forma de contato e abordagem mais direta ao cliente.
Através dela podemos ter resultados mais rápidos, podendo ter mais controle sobre o processo de venda.
Vale ressaltar também a importância do cuidado na hora da abordagem, conhecer seu público alvo e preparar uma boa estratégia garante a maximização das chances de sucesso, evitando também que essa abordagem acabe se tornando agressiva, principalmente quando direcionada ao cliente que não solicitou esse contato e não pertence ao nicho do seu negócio.
Por que a Prospecção é tão importante?
A prospecção é o alicerce de um negócio em crescimento, tem um papel fundamental na sustentabilidade de qualquer negócio. Sendo feita de maneira correta e estratégica, evita que a empresa fique sem clientes ao longo do tempo, mantendo um fluxo constante de oportunidades e aumentando suas vendas, fortalecendo o relacionamento com os clientes e garantindo previsibilidade financeira. A prospecção reduz a dependência de indicações, garantindo o crescimento mais sólido e menos volátil.
Como planejar a prospecção de seu processo :
1- Forme uma equipe especializada em prospecção: A responsabilidade desta equipe é filtrar o cliente ideal para o seu negócio, entregando a lista de leads, já filtrada e alinhada com as estratégias de prospecção.
2- Elabore uma lista de leads qualificados: Nesta lista serão incluidas as leads que atendem a todos os requisitos de perfil de cliente ideal, permitindo assim uma abordagem personalizada.
3- Integre comunicação e posicionamento de forma eficaz: A colaboração do time de vendas e marketing é fundamental. Através do conteúdo e nutrição de leads fornecidos pela equipe de marketing, o time de prospecção consegue realizar um trabalho mais eficaz.
4- Crie fluxos de cadências eficientes: os fluxos de cadência são planos com diferentes métodos de comunicação para aumentar a chance de contato com um prospect. Através deste fluxo, podemos obter uma boa estruturação de uma cadência com emails, ligações, entre outros, levando então o time de vendas a uma alta performance.

De que maneira um CRM pode auxiliar na prospecção de novos clientes?
O termo CRM se refere a um software que a muitos acreditam ser apenas para disparo de emails. Porém ele pode ser integrado de maneira útil, auxiliando na prospecção dos clientes mais difíceis, oferecendo suporte desde o primeiro contato. Sendo uma ferramenta que leva em consideração todo o processo de venda e pós venda.
Um CRM eficaz pode oferecer as seguintes funcionalidades:
° Notificações sobre compromisso com clientes;
° Calendário de atividades;
° Segmentação de clientes;
° Mapa de clientes;
° Integração de ferramentas relacionadas, como plataformas de automação de marketing;
° Análise de produtividade dos vendedores;
° Gestão do funil de vendas;
Com isso, o CRM pode ser utilizado para a construção das etapas de pré -vendas, registrar as interações e troca de mensagens com os clientes dentro do sistema, registrar a origem dos prospects e gerar relatórios. Permitindo então a criação de múltiplos funis de venda.
Optando pela prospecção ativa ou passiva de clientes, uma forma de ter uma melhoria significativa em sua empresa é contando com um contact center terceirizado como da RY Soluções que possui uma equipe muito bem treinada e tem experiência no atendimento multicanal e omnichannel,um trabalho focado em entregar soluções personalizadas e de alto impacto, tendo como objetivo superar as expectativas e gerar resultados duradouros.
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